Estava eu lendo Alice, e no final da mágica história dessa menina encantadora me deparei com uma surpresa da @darksidebooks . Um poema de Lewis Carroll!
E eu que nem sabia que ele escrevia poemas me derreti mais uma vez na leitura.
Fiz uma pesquisa rápida e descobri que Phantasmagoria foi escrito em 1869, quatro anos após a publicação de Alice no País das Maravilhas. Se trata do poema mais longo do autor, composta por sete cantos.
Tibbets chega em sua casa e percebe então uma presença que nunca havia notado, sua casa está sendo assombrada por um fantasma, um fantasma um tanto quanto diferente do que a costumamos imaginar, ele senta a mesa com Tibbets e começa a contar como foi sua vida na infância e como é seu trabalho de assombrar, as etiquetas que o fantasma deve obedecer e até sobre as diversas classes de fantasmas: espectros, elfos, goblins (tudo com muita imaginação, a lá Lewis Carroll) eles conversam e até jantam juntos como amigos, mas ao final do poema o fantasma percebe que esta assombrando a casa errada, fica furioso, agradece a hospitalidade e vai embora.
Tibbets chega a chorar e o chama de volta mas não consegue mais contato, o que o deixa novamente na solidão e no vazio de sempre, Carroll mais um vez nos faz pensar se realmente o fantasma existiu ou se isso é apenas fruto da sua imaginação solitária.
Citação favorita:
Reagindo a sua investida
Eu argumentei de pronto.
"Só há uma certeza na vida,
Da qual nem descrente duvida:
A morte alcança a todos".
Curiosidade: ![]()
Foi anunciado um filme chamado: Phantasmagoria: The Visions of Lewis Carroll dirigido por Marilyn Manson, seria um filme de terror psicológico onde o escritor passa a ser atormentado pela insônia e visões de uma garota cujo nome é Alice, o filme trata-se da visão de Manson sobre a loucura de Lewis Carrol, consta que ele tinha uma grande atração pelo universo infantil feminino. Marilyn Manson resolve ilustrar essa relação meio doida de Lewis com o mundo, pelo que consegui descobrir o filme não foi lançado devido a uma critica ao trailer. (Fontes da pesquisa sobre o filme: Blog Larissa Palmiere / Filmow / SensesOfCinema)
Leitura concluída em 19 de julho de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário