segunda-feira

A Bilioteca da Meia-Noite – Matt Haig

 


💬 Nora Seed tem 35 anos e já está cansada da sua vida. Ela coleciona uma grande lista de arrependimentos, vários “sonhos” foram deixados para trás por conta de suas escolhas, essas também fizeram com que pessoas próximas se afastassem.
Agora ela se encontra sozinha, sem amor, sem ninguém, é mandada embora do emprego e seu gato morre de repente.
Nora tenta a saída mais fácil, ou talvez a mais difícil e numa tentativa desesperadora tenta por fim a própria vida, mas... um mistério à espera.
Nora acorda em uma enorme biblioteca onde é sempre meia-noite, ela se depara com vários corredores e prateleiras com livros em vários tons de verde e com várias espessuras.

Uma bibliotecária do tempo da escola, Sr. Elm lhe dá as boas-vindas a esse lugar no mínimo intrigante e explica a ela que cada livro seria uma de suas vidas que ela não viveu, que cada escolha que ela não fez levaria a outros caminhos e cada caminho levaria a outras vidas, infinitas possibilidades.

Nora visita todas as vidas que ela poderia ter se tivesse feito escolhas diferentes, principalmente sobre seus arrependimentos, mas nada parece lhe agradar. Percebe que muitos sonhos na verdade nem eram seus.

Finalmente depois de muitas tentativas Nora se encontra em uma vida da qual ela gosta muito, ela tem certeza que essa é a vida que ela escolheria e de repente ela está na biblioteca novamente e é advertida que em sua vida raiz seus dias podem estar terminando.

💭O final do livro é reflexivo, faz com que o leitor pense na vida, nas escolhas e nos caminhos que a vida pode levar, as vezes uma atitude que você acha que tomou de maneira errônea levaria por lugares inesperados e infelizes. A melhor escolha com certeza é viver e conviver com os caminhos que fizeram de você quem você é, aproveitar cada momento, cada música e cada amanhecer da melhor forma possível.

📍Citacão favorita: "Nunca subestime a grande importância das coisas pequenas"

🧾 Na mídia: "Um romance extremamente original e instigante sobre a importância de valorizar a vida que você tem." - Independent

 Leitura concluída em 10 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Misery - Stephen King

  Paul Sheldon é um escritor famoso pela sua série de Best-Sellers chamada Misery, porém já está cansado dela e resolve mata-la em último li...